CULTURA
UMA DANÇA TÍPICA DO CHILE..
http://www.youtube.com/watch?v=WxfX04AW7oM&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=xHk2tqAP3b8&feature=plcp
Grupo: Lais,Nicole,Regis,Hugo,Gustavo Rodrigues e Thiago
Lingua Predominante:
De um extremo ao outro do país fala-se o espanhol, embora os grupos indígenas mantenham suas línguas originais.
Grupo: Lais,Nicole,Regis,Hugo,Gustavo Rodrigues e Thiago
Quem colonizou o Chile:
O navegador português Fernão de Magalhães, a serviço do rei da Espanha, foi o primeiro europeu a visitar o país que, hoje, conhecemos como Chile. Magalhães desembarcou na ilha de Chile, em 1520. Pedro de Maldívia, enviado por Carlos V, estabeleceu várias colônias, entre elas Santiago de la Nueva Extremadura (1541), Concepción (1550) e Maldívia (1552).
Os mapuches (maior tribo indígena do Chile) resistiram bravamente à colonização espanhola, principalmente na região sul, onde, em 1598, na batalha de Curalaba, venceram e mataram Pedro de Valdivia e a muitos dos seus companheiros. Esta vitória indígena levou à destruição de cidades sulinas como Valdivia e Osorno.
Da mesma forma que em toda a América católica, a igreja, em colaboração com o poder real, teve um importante papel na organização da sociedade colonial. As ordens religiosas criaram igrejas e escolas, além disso, os jesuítas tiveram atividades empresariais, como fazendas administradas de forma eficiente.
No período colonial, a economia do Chile não se desenvolveu muito, graças a pouca população e às travas que o império espanhol impôs. A Espanha não alavancou a indústria de manufaturados, no Chile, a fim de comercializar produtos europeus. Assim, as principais atividades foram relacionadas ao gado e seus derivados, produção de couros e de sebo, e lavouras como, por exemplo, a de trigo.
Entre 1810 e 1818 a colônia, então chamada de Reino do Chile, separou-se da Espanha e formou um governo independente. Ao fazê-lo, o Chile formou parte de um processo que abarcou quase a totalidade das colônias espanholas na América (só Cuba e Porto Rico permaneceram no império). Na maior parte dos casos, a separação das colônias se deu através de luta armada. O movimento da independência do Chile, liderado por Bernardo O’higgins, ocorreu no dia 12 de fevereiro de 1818.
A partir de 1831, o Chile passou por uma etapa de relativa estabilidade na sua vida política, situação diferente dos outros países latino-americanos. Isto aconteceu devido ao êxito da política exterior deste período, no qual o Chile ganhou duas guerras. A primeira foi a guerra contra a federação formada por Peru e Bolívia (1837-1839) que, embora não tenha propiciado conquistas de territórios, deu ao Chile o controle do comércio no Pacífico sul. A segunda guerra foi a do Pacífico (1879-1883) foi também contra o Peru e a Bolívia, desta vez como países separados e deu ao Chile a conquista da região mineira do norte, fator crucial para seu desenvolvimento. O Chile passou por uma guerra civil (1891) que durou nove meses e deixou 10.000 mortos.Depois de 1891 começou a era do salitre, que representava, naquela época, mais de 80% das exportações.
Após o parlamentarismo (1891-1925), o Chile adotou o presidencialismo, que dura até hoje. Em 1973, houve um golpe militar (financiado pelos EUA) que levou ao poder um ditador chamado Augusto Pinochet Ugarte. Pinochet governou até 1990 e foi responsável pela remoção do único presidente marxista, eleito através do voto direto, de que sem tem notícia: Salvador Allende Gossens. Durante este período de ditadura, muita gente foi morta e muitos tiveram de partir para o exílio.
Atualmente o Chile tem um governo democrático e uma economia tida como uma das melhores do continente americano.
Grupo: Lais,Nicole,Regis,Hugo,Gustavo Rodrigues e Thiago
Música Popular do Chile:
Chile tem uma música do folclore muito rico que tem três diferentes zonas geográficas continentais: norte, central e sul, cada um com suas características próprias e sons. Também tem outras expressões musicais, como a Ilha de Páscoa e música mapuche. Música popular Central é a mais conhecida.
A música popular do Chile é caracterizado por uma mistura de sons tradicionais indígenas com aqueles trazidos da Espanha . A cueca , dança todo o país desde novembro de 1979, 250 é um bom exemplo disso tem suas próprias características, dependendo da área do país que representa.
O folclore foi executada mais tradicional ao longo do tempo por vários artistas, destacando alguns como Margot Loyola , Molinare Nicanor e conjuntos como Los de Ramon e Huasos Los Quincheros . Desde o início da década de 1960 , com a chamada Neofolklore , e especialmente durante a década de 1970 , a chamada Nova Canção Chilena , houve um ressurgimento da música de raiz popular, com artistas que investigaram as origens da música country e compôs e interpretou suas próprias canções inspiradas por essas investigações. Deste movimento incluem os gostos de Victor Jara , Manns Patricio , Violeta Parra e grupos como Illapu , Inti-Illimani , Los Jaivas e Quilapayún .
Um dos tipos de musica e dança do Chile :
http://www.youtube.com/watch?v=zvGURVqOmH0
Bandeira
Grupo: Lais,Nicole,Regis,Hugo,Gustavo Rodrigues e Thiago
Bandeira:
A bandeira nacional do Chile apresenta duas listas horizontais iguais de branco (topo) e vermelho, com um quadrado azul com a mesma altura da lista branca no canto, contendo uma estrela branca de cinco pontas, no centro.
O protocolo determina que a bandeira pode ser pendurada horizontal ou verticalmente, mas que a estrela deve ficar sempre colocada no canto superior esquerdo.
As cores têm significados:
- Vermelho: representa o sangue dos patriotas que lutaram pela independência.
- Branco: representa a neve dos Andes.
- Azul: representa o azul dos céus.
A estrela única: sublinha o facto de que o Chile é uma república unitária e não uma república federal
Nenhum comentário:
Postar um comentário